Oscar Wilde no meu blog

Assistindo a um bate papo filosófico em um programa de tv (não, não sou cult, nem faço muito isto...rs) ouvi pela primeira vez a história de um jovem belo e ingênuo, que é levado a tomar consciência do poder de sua beleza e juventude, Dorian Gray. Dorian facilmente influenciado é apresentado aos prazeres  mundanos e fica fica aterrorizado com a ideia de decadência (envelhecer) e ao ver um quadro seu pintado por um amigo faz a promessa de que faria tudo para permanecer jovem e belo como no retrato, e de alguma forma misteriosa, seu pedido é atendido. E então Dorian não mais envelhece, contudo, todos os crimes e pecados que comete ao longo dos anos são refletidos no seu quadro, que se torna cada vez mais monstruoso. Para que ninguém descubra o verdadeiro Dorian, ele esconde o retrato a qualquer custo. Assim conheci Oscar Wilde. Fiquei tão fascinada que não assisti ao filme citado no programa que julguei ser apenas uma mera adaptação, então decidi mergulhar no romance original do autor e comprei o livro com versão mais fiel que encontrei na época (há muitas edições e reedições do título que foi publicado originalmente em 1890). Ledo engano...tenho que confessar que até hoje não terminei o livro. Com linguagem rebuscada e com diálogos enfadonhos (ai se seus fãs me lessem agora...), não consegui prosseguir facilmente com a leitura e já sabendo o conteúdo, abandonei. 
Contudo, aprendi um pouco sobre Wilde que foi inovador e provocador em seu tempo (é nítida a paixão que ele desperta no pintor Basil que o tem como um muso-inspirador, um escândalo na época). Me surpreendi ao perceber que há muitas frases célebres atribuídas à ele ou a seus personagens, que demonstram perspicácia, irreverência, observações irônicas e cítricas sobre diversos temas, como: 

* Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono.

* Ela se comporta como se fosse bela. Esse é o segredo do seu encanto.

* A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação

* Viver é a coisa mais rara no mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

E a última preferida que me fez acrescentar Oscar Wilde à este blog:
O amor vive de repetição. Cada um de nós tem, na existência, no mínimo uma grande aventura. O segredo da vida é reeditar esta aventura sempre que seja possível.

Oscar Wilde pop por Roberta Marrero

3 comentários:

  1. Uau, sensacional o seu post Vanessa! Eu, como gosto do cinema clássico, vi pela 1° vez "O Retrato de Dorian Gray", ainda em preto e branco, há muito tempo atrás, numa madrugada de insônia, rsrs
    Mas gostei tanto do filme que anos depois procurei por ele nas locadoras da vida, mas não encontrei. Recentemente saiu uma adaptação, mas achei meio sem-graça!
    Mas a história é mesmo fascinante!
    bjs

    obs: sim, o Flickr é meu novo vício. Entrei lá e pensei: Como é que eu nunca vim aqui antes? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu li uma frase dele e achei sensacional como ela combinava com o espírito do blog...'a vida é uma grande aventura'...Acho que depois do seu comentário vou assistir ao filme tb ;) bjo!!

      Excluir
  2. Vim aqui registrar para a posteridade que no dia de hoje, finalizei o bendito livro O Retrato de Dorian Gray. (todos dizem Aleluia, Amem!! hahaha!)

    ResponderExcluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...